Histórico do CFAP 31 de Voluntários

Digitalizar0001

A LENDÁRIA FAZENDA DOS AFONSOS

 O Brasil tinha em seu Distrito Federal a vanguarda da busca de uma maior profissionalização de seus policiais e a instrução sempre foi uma meta a ser alcançada na Corporação. Várias tentativas, em especial no inicio do século XX, foram elaboradas, como em maio de 1905 com a primeira Escola Profissional com o nome de 13 de Maio; em seguida, na própria Fazenda dos Afonsos em 1917 foi criada provisoriamente a Invernada dos Afonsos, com o objetivo de preparar os novos “recrutas” que dois anos mais tarde teve suas atividades transferidas para o Quartel General e por último para o 4º Batalhão de Infantaria.

Em 08 de abril de l933 a Escola de Recrutas, que funcionava no 4º Batalhão de Infantaria, atual 4º BPM, é transferida para a Invernada dos Afonsos.

Com o Comando do Cap ALFREDO MONTEIRO CAVALCANTE e um número muito pequeno de oficiais e praças foram iniciados os preparativos para que a então Escola de Recrutas recebesse sua primeira turma de recrutas que incorporara no dia 15 de abril de l933, turma esta composta de 120 (cento e vinte) alunos.

areaan~1 A partir da incorporação desta turma o dia 15 de abril, passou a ser comemorado por todos os Diretores da Escola de Recrutas, já no ano seguinte em 15 de abril 1934 o Diretor Cap ALFREDO MONTEIRO CAVALCANTE em sua Ordem do Dia, publicada no Bol Int da ER nº 104 de 15 de abril de 1934 que “…comemora-se o primeiro aniversário da organização desta Escola…”,  o Cap ORLANDO MEIRELES quando do segundo aniversário da Escola em sua Ordem do Dia publicada no Bol Int  n 104 de 15 de abril de 1935 inicia suas palavras afirmando “Faz hoje 2 anos que foi criada a Escola de Recrutas.”

Não podemos esquecer que em 15 de abril de 1936, quem presediu a festa de aniversário da Escola de Recrutas foi o Ministro da Justiça VICENTE RÁO, fato este registrado no Bol Int n 219 de 16 de abril de 1936, registra-se que o dia 15 de abril foi um domingo.

Avançaríamos anos e anos, mas finalizamos com a Ordem do Dia publicada no Bol Int n 69 de 15 de abril de 1958 em que o Cap Diretor ANIZETTE DE ALMEIDA afirma que “ … foi a Escola de Recrutas a 15 de abril , criada e instalada nos terrenos da então invernada dos Afonsos…”.

Por todos os motivos expostos e principalmente por respeito as nossas tradições e aos primeiros 120 alunos que incorporaram nesta sagrada Fazenda dos Afonsos, que comemoramos o aniversário deste Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças 31 de Voluntários em 15 de Abril.

DSCF0854cfap

O CENTRO FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS

A velha Escola de Recrutas, no ano de 1963, transformou-se no Centro de Instrução 31 de Voluntários que, no ano de 1967, tornou-se o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – 31 de Voluntários (CFAP – 31 Vol), em homenagem aos nossos soldados do Trigésimo Primeiro Corpo de Voluntários da Pátria os quais participaram da Guerra contra Solano Lopez, de 1865 a 1870.

O CFAP – 31 de Voluntários destina-se à realização dos Cursos de Formação e de Aperfeiço amento de Praças da Corporação.

Atualmente é comandado pelo Senhor Tenente-Coronel Josiel Havani dos Santos.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: